sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Identidade

A tatuagem teve sua forma de ingressar na sociedade,passando de tribo para sociedades maiores; seu significado mudou e as opiniões sobre ela também através do tempo, chegando á forma que a conhecemos hoje,como característica de identidade e estilo.
O uso dela é tão milenar quanto á existência do homem, mas qual é a ideologia dela,suas crenças e valores? Nos dias de hoje, com a globalização, com a comunicação facilitada, as pessoas descobriram mais do mundo, novas culturas e pensamentos, então, é difícil dizer que grupo específico faz tatuagem, e qual seu valor e crença. Por exemplo: um homem de negócios pode ter uma tatuagem, e um garoto que estuda artes também, ou seja, eles podem ter crenças e valores completamente diferentes, mas terem tatuagens.
Vamos lembrar um pouco de sua inserção na sociedade. Um capitão chamado James Cook, da marinha mercante britânica, soube da existência dessa arte e, então, alguns marinheiros adotaram a prática de tatuar uma âncora e uma onda.
Isso demonstrava a paixão pelo mar e eternizava a memória deste lugar tão inóspito, mas que era lembrado pelas tatuagens.
Por viajarem boa parte do mundo, os marinheiros difundiram essa arte pelo globo. Mais tarde na Inglaterra começou-se a usar a tatuagem como identificação de criminosos e então passou a ter conotação pejorativa, fora da lei, levando a um conceito de marginalização. Na sociedade atual, ainda tem muito desse pensamento, infelizmente, uma herança cultural de que tatuagem é de marginal.
Mais tarde, a tatuagem começou a ter conotação de rebeldia, de delinquência, então, jovens rebeldes usavam para fazer parte das tribos. Por exemplo: os rockeiros usavam um tipo de tatuagem mais sombria, minimalista.etc.; com essa inserção o jovem também podia usa-la como protesto, movimentos sociais, como o hippie.
Hoje em dia,  tatuagem tem como característica individual uma arte de identidade pessoal, na qual você marca suas memórias, seus gostos; o corpo e a tatuagem são como um diário e suas palavras, o corpo se torna papel em branco e a tatuagem sua linguagem,se torna um expressão de sentimentos arquitetados pela tinta, transformando todos esses sentimentos e todas as memórias numa marca permanente, tornando-os uma história exposta, mas que só quem os tem sabe o significado.
Uns se expressam no canto, na dança. Nós? Pela tatuagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário